Blog do Sôr André

Blog do Sôr André

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Na porta do céu...




Na porta do céu...
Dona Gertrudes, uma senhora já de idade um pouco avançada, faleceu e foi subindo por entre as nuvens, até chegar à porta do céu. Lá chegando, depara-se com a porta fechada. Bate e aguarda.
Em instantes, a porta abre-se e ouve-se o ranger de fechaduras milenares. Por trás da porta, aparece a imagem de São Pedro, que a encara e pergunta:
- Qual seu nome?
- Gertrudes da Silva.
São Pedro pega um enorme livro, e começa a folhear.
- Deixe-me ver... Gertrudes... Aqui está...
- Por que meu nome está nesse livro? Que livro é esse?
São Pedro a encara de forma serena e diz:
- Este é o livro da vida. Aqui estão escritas todas as suas ações, desde que você adquiriu consciência e passou a responder por seus atos.
- Olha, São Pedro. Antes que leia, já vou dizer uma coisa. Não mereço o céu, porque lá na terra fui prostituta. Vendi meu corpo e sei que isso é pecado...
- Tem razão, disse São Pedro percorrendo os olhos sobre o livro. Mas você fez isso para sustentar os filhos que assumiu sozinha. Sendo assim, isso não será impedimento para entrar aqui no céu...
- Então posso entrar? – perguntou Gertrudes emocionada.
- Infelizmente não... Vai ter que passar um tempo no purgatório, pois você vendeu mais que o corpo... Ao vender seu corpo, sacrificou-se para alimentar os filhos, prejudicando a si mesma. Mas você vendeu também seu voto. E, por tão pouco dinheiro, ajudou a eleger um político corrupto, que desviou recursos de sua cidade e prejudicou uma população inteira, inclusive crianças como seus filhos. Aqui no céu rejeitamos essas práticas.
- Mas... Aquele desgraçado! Veio com aquele discurso de me ajudar, me parecia tão bonzinho. Eu sei que ele também já morreu. Preciso dizer umas verdades a ele. Vou encontra-lo no purgatório?
- Não! Compradores de voto vão direto ao inferno!

André Rech
Professor de filosofia e sociologia
Arroio do Sal