Blog do Sôr André

Blog do Sôr André

Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


Irmãs em Barra do Ouro...

Em julho de 1950, Barra do Ouro era distrito de Osório. O centro era menor, com poucas casas, mas a Igreja já se destacava no local mais alto e central do centro do pequeno distrito. O pároco era o Padre Matias, de origem alemã, que morava ao lado da Igreja, em uma bela casa de dois pisos. Á direita, em frente à igreja, o famoso “Império”, um salão paroquial também de dois pisos, onde a comunidade reunia-se para festas e confraternizações.

E nesta data, no frio do mês de julho de 1950, uma jovem freira, a Irmã Gabriela Arns, esteve em Barra do Ouro, acompanhada de algumas juvenistas, para fazer uma promoção vocacional. Visitou a escola Hilário Ribeiro e conversou com várias alunas sobre a vocação religiosa, dando um depoimento sobre sua vida de consagrada. E algumas jovens da comunidade manifestaram interesse em trilhar este caminho. Inclusive seis meninas comprometeram-se a irem no ano seguinte para Santo Antônio da Patrulha, onde as Irmãs Escolares de Nossa Senhora tinham seu convento.

Em 1951, apenas duas foram com a Irmã Gabriela: Maria Luiza e Luiza Perotto. Estavam começando a despertar as primeiras vocações religiosas em Barra do Ouro. E grande era a alegria dos pais cujas filhas manifestavam este desejo.

Algumas pessoas em Barra do Ouro, como João Gambim, Santo Vidor, Irineu Rech, Antônio Vidor, Cândido Perotto e tantos outros, liderados pelo Padre Matias, começaram então a articular a criação de uma comunidade das Irmãs Escolares em Barra do Ouro. Muitas professoras que vinham lecionar no distrito acabavam desistindo e as crianças ficavam sem aulas. As irmãs ficariam permanentemente na escola.

Com muita luta e união da comunidade, foi construída uma casa próxima à Igreja para servir de moradia às irmãs.

No dia 28 de fevereiro de 1959, chegava em Barra do Ouro o primeiro grupo de irmãs: Irmã Gabriela Arns, Irmã Anita Rosso (Irmãzinha), Irmã Zélia Gatelli (a primeira irmã natural de Barra do Ouro) e a postulante Adelinde. O povo esperava em frente à Igreja. Era um domingo pela manhã, e a comunidade vibrava com a chegada das religiosas. O Padre Matias tinha um enorme asperge com água benta, e começou a aspergir a escadaria da Igreja, enquanto as pessoas entravam para a Missa. Após, dirigiram-se a casa que abrigaria as irmãs, que também foi abençoada.

Na casa uma surpresa: o fogão a lenha estava com a portinha aberta, com os gravetos e a lenha prontos para que o fogo fosse aceso. Idéia do Irineu Rech. Tantas manifestações de carinho emocionaram as jovens irmãs.

No dia seguinte, primeiro de março, as irmãs apresentaram-se na escola Hilário Ribeiro para a diretora Nilce Mallmann. A escola oferecia apenas as séries iniciais, e tinha pouco mais de 80 alunos. No dia 02 de março, as irmãs Gabriela, Anita e Adelinde já assumiam como professoras na escola. A posse foi facilitada pelo governo Brizola, que valorizava a educação. A irmã Zélia cuidava da casa. A diretora, Nilce Mallmann, esposa do escrivão, já sofria a algum tempo de câncer e entregou a direção da escola para a Irmã Gabriela Arns. Em outubro de 1959, Nilce faleceria.

Com o ingresso das irmãs na escola, mais 220 alunos foram matriculados, número que cresceria cada vez mais. Quando a Irmã Gabriela foi eleita provincial da congregação, a Irmã Anita assumiu a direção da escola. Foram 17 anos em Barra do Ouro.

Irmã Gabriela é irmã de Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, e de Dom Paulo Evaristo Arns, que foi cardeal e arcebispo de São Paulo e um dos grandes promotores dos direitos humanos no Brasil. Inclusive, quando foi nomeado cardeal, realizou um retiro de uma semana em Barra do Ouro.

Hoje Barra do Ouro conta com a presença de duas religiosas: Irmã Flávia e Irmã Rosa. A herança das irmãs traduz-se na educação de milhares de crianças e jovens que passaram pela escola Hilário Ribeiro,e eu me incluo entre eles. Saudades das Irmãs Julieta, Ilza Capaverde (falecida), Luiza, Francisca, e tantas outras.

No dia 04 de outubro de 2009, foi feita uma linda e justa homenagem pela passagem dos 50 anos das irmãs em Barra do Ouro, com uma Missa e almoço no salão, envolvendo a comunidade e os alunos da escola. E a cada apresentação que assisto em Barra do Ouro, surpreendo-me. Nossas crianças e jovens, sempre sob a liderança da fantástica professora e diretora Leninha, deram um espetáculo. Emocionante e merecido... Irmãs Escolares de Nossa Senhora, Deus as abençoe!

André Rech

Professor de Filosofia e Sociologia