Blog do Sôr André

Blog do Sôr André

Pesquisar este blog

domingo, 16 de maio de 2010













Ser educador


Sou educador, mais educador que professor. Apesar de sinônimos no dicionário, as palavras educador e professor possuem significados diferentes. Professor é aquele que professa, ou seja, fala, declara algo, em público. Aí combina com a palavra aluno, do latim “sem luz”, ignorante, sem conhecimento.

Já educador tem origem no grego “educere”, que significa “tirar algo de dentro”. Parte-se do princípio de que o estudante não é uma folha em branco na qual podemos escrever o que quisermos, mas que já possui conhecimentos e capacidade cognitiva e cabe ao educador ajuda-lo a desenvolver aquilo que ele já tem. Então, ao invés de aluno, prefiro educando. Ou estudante.

Não vejo meus educandos como uma folha em branco, e quando entro em uma sala de aula sei que nenhum deles caiu de pára-quedas do nada. São pessoas como eu, de carne, ossos e sentimentos. Cada um tem sua história de vida, seu caráter, sua personalidade, suas tendências. Trazem de casa a educação recebida dos pais, aliada à maneira de ser e agir que lhes é própria.

Não estão prontos (nenhum de nós está), precisam de orientação nos mais variados assuntos. Precisam de limites, pois vivem numa pequena comunidade, a turma, e a vida em comunidade, qualquer comunidade, precisa de regras e normas de convivência. Vivem ainda numa instituição, a escola, que também possui suas regras. E vivem ainda em uma sociedade, e a vida em sociedade exige uma infinidade de adaptações, de respeito, de conhecimento das leis que a regem.

A escola é principalmente um lugar de conhecimento, mas não só. É um lugar de pessoas, e pessoas falam, divergem, brincam, discutem, se desentendem, se magoam, se emocionam... Educadores e educandos não fogem à regra. Brinco com meus educandos, me desentendo com eles, me magôo, me emociono, divirjo, concordamos, rimos, debatemos. Mas cada um tem seu momento e forma de se expor. Existem regras que precisam ser seguidas, e o respeito é fundamental. Quando alguém transgride a regra, precisa ser punido. Pode ser uma advertência oral, escrita, ou até uma suspensão temporária das atividades da escola. Depende, é claro, da gravidade da transgressão. Na sociedade, também funciona desta forma.

Trabalho com duas disciplinas que exigem reflexão, muita reflexão: filosofia e sociologia. Disciplinas, aliás, que foram proibidas durante a ditadura militar, pois o governo não queria que as pessoas refletissem e questionassem. Queriam “alunos”, pessoas sem luz própria, que não fossem capazes de conceber suas próprias idéias. Educadores que trabalhassem de forma diferente eram taxados de subversivos e perseguidos pelo governo.

Hoje temos uma liberdade mais ampla, principalmente liberdade de expressão. Mas para termos ideias próprias, precisamos ser capazes de concebe-las. Elas não nascem do nada. Só concebe ideias próprias quem desenvolve sua capacidade de reflexão, seu senso crítico, quem questiona as informações que recebe, seja qual for a fonte. Caso contrário, apenas repetimos o que ouvimos, concordamos e fazemos de conta que esta é nossa opinião.

Lembro da história de uma mãe que estava com a filha na sombra de uma amoreira, com uma bacia cheia de amoras maduras e suculentas. Mas a filha teimava em colher amoras do pé, ainda verdes e difíceis de serem alcançadas. Coma as da bacia, pedia a mãe. Prefiro eu mesma colhe-las, retrucava a menina.

Quando crianças, somos cheios de questionamentos, de perguntas, de dúvidas. Queremos respostas, mas queremos busca-las, comprova-las. Mas na escola, os professores preferem dar respostas prontas, oferecer as amoras na bacia, sem mostrar de onde vieram e qual o processo necessário para que cheguem até nós.

Ser professor não é fácil, mas ser educador é um desafio, um grande desafio. Principalmente quando as informações chegam tão rápido, mas o conhecimento torna-se cada vez mais superficial e despido de senso crítico. Educar para a vida em sociedade é mais que ensinar a cantar o hino nacional, respeitar a bandeira e seguir as leis, como as antigas disciplinas de EMC (Educação, Moral é Cívica) e OSPB (Organização Social e Política do Brasil), que mostravam a sociedade como ela é sem questionar o que a levou a ser assim.

Precisamos entender que nada na organização social em que vivemos é fruto do acaso. Os problemas que a sociedade enfrenta, a má distribuição de renda que gera miséria e violência, possuem uma raiz, que pode ser transformada. Entender os porquês e tornar-se agente de transformação é um princípio básico da educação.

André Rech ( F. 51 81714119 )

Professor de Filosofia e Sociologia