Blog do Sôr André

Blog do Sôr André

Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Comunicação


O quarto poder

Quem já ouviu falar no quarto poder? Desde as séries iniciais aprendemos que nossa sociedade, para melhor organizar-se, possui três poderes: executivo, legislativo e judiciário, nos três níveis de administração: municipal, estadual e federal. E que são as pessoas que compõe estes três poderes as encarregadas por criar, executar e fiscalizar as leis, além de punir quem não as cumpre.

Então qual seria o quarto poder?

Esta designação, muito utilizada por sociólogos, é atribuída a mídia, ou seja, os meios de comunicação de massa: televisão, rádios, jornais... Mas seria a mídia um poder? Tão ou mais poderoso que executivo, legislativo e judiciário?

Respeito quem discordar, mas estou plenamente convencido que sim. Afinal, é pela mídia que recebemos diariamente milhares de informações em forma de imagens e palavras escritas ou faladas. E é pela mídia que formamos a maioria, ou a quase totalidade de nossas opiniões, em relação aos mais variados assuntos.

A mídia pode construir ou destruir a imagem de um candidato ou administrador público, pois alcança mais pessoas em segundos que uma pessoa durante a vida inteira. Pode favorecer ou desfavorecer pessoas, idéias, movimentos, grupos, governantes, religiões... Pode levar milhões de pessoas às ruas para defender ou protestar contra um governo ou fato social. Exerce uma influência direta e poderosa sobre a opinião pública.

Em favelas ou vilas, podemos encontrar lares sem geladeira ou fogão, sem esgoto tratado ou água encanada... Mas nunca sem uma televisão ou pelo menos um rádio. Todos os dias, em diversas partes do dia, somos bombardeados com milhares de informações e opiniões...

Mas há uma questão de fundamental importância: a mídia mostra apenas fatos, apenas informa o que ocorreu ou está ocorrendo, sem incutir opiniões? Responda a partir de você: quando você narra um conflito entre duas pessoas e é amigo de uma delas, contará o conflito sem omitir ou salientar nada? Aliás, não responda... Apenas reflita!

Tenho dúvidas, muitas dúvidas, quando digo que tenho opinião própria. Questiono pessoas que assim o dizem. Afinal, só posso ter uma opinião própria se conhecer o fato por inteiro, se saber o que realmente está ocorrendo, quais as partes envolvidas e quais os interesses de todas as partes... E duvido que a mídia me forneça informações completas!

Daí a necessidade de irmos além dos noticiários televisivos, lermos muito e questionarmos mais ainda, procurarmos um aprofundamento sobre tudo o que chega até nós e sempre buscarmos em mais de uma fonte as informações sobre a sociedade em que vivemos.

Costumo dizer aos estudantes que uma pessoa que lê é radicalmente diferente de uma pessoa que não lê. Leia mais, e descobrirá que tenho razão!

André Rech ( F. 81714119 )

Professor de Filosofia e Sociologia